26/06/2012

ESPETÁCULO O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA - De José Saramago‏

Público alvo: Alunos a partir do 6º ano, em especial alunos do ensino médio e Faculdades.

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia Cuca de Teatro, em parceria com a Fundação Arcelor Mittal e Belgo Bekaert Arames anuncia mais um grande espetáculo do CIRCUITO CULTURAL BELGO BEKAERT, “O Conto da Ilha Desconhecida” que estará realizando 8 apresentações direcionadas à comunidade escolar e ao público de uma forma Geral.

O espetáculo ”O Conto da Ilha Desconhecida”, do autor José Saramago é uma produção do Grupo Kabana (MG) que tem como proposta pedagógica promover e estimular o diálogo entre professor e aluno através da vivência no teatro. O texto de José Saramago abre uma janela para o pensamento crítico e para os questionamentos sobre o que é o mundo, o homem, a relação do homem com o mundo e do homem com os outros homens. Mais importante que o enredo, é a forma com que Saramago nos conta a história, um relato, quase desconcertante, do paradoxo a que nos expomos, em algum momento de nossas vidas, de querermos estar longe de nós mesmos para podermos nos enxergar melhor. O projeto de transportar para o teatro essa pequena obra prima não foi tarefa fácil; preservar a poética de Saramago, a metáfora, o mistério que habita os sonhos humanos... Mas o desafio nos guiou por rotas surpreendentes, navegamos por mares desconhecidos e atracamos felizes, em inusitados portos.
O Conto da Ilha Desconhecida encanta o espectador pela sutileza da história, pela delicadeza dos bonecos feitos com cabaças, pela música de cena original, melódica, com violão, bandolim, acordeon, ritmada por instrumentos de percussão. Tudo é envolvido em um clima de cumplicidade criado entre atores e platéia, que se deixa levar pela fantasia.

O espetáculo faz apresentações no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA nos dias 18, 19, 21 e 22 de julho. A faixa etária indicada é a partir dos 11 anos de idade, em especial para a comunidade escolar - alunos do 6º ano ao ensino médio e Faculdades.

As escolas interessadas em levar os seus alunos para assistir o espetáculo “O Conto da Ilha Desconhecida” devem entrar em contato com a produção da Cia Cuca de Teatro pelo e-mail: ciacucadeteatro@gmail.com e a partir do dia 06 de julho pelo telefone (75) 3491-8992/ 9933-5786. Faça já a sua reserva – Falar com Elizete ou Camila.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO: “O Conto da Ilha Desconhecida”
TEXTO: José Saramago
QUANDO:
Dias 18 e 19 de julho / Sessões: 09:00h / 15:00h / 19:00 h
Dias 21 e 22 de julho somente as 16:00h
LOCAL: Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA
INGRESSOS: Apresentações gratuitas para estudantes da rede pública de ensino e doações para alunos da rede privada e comunidade
REALIZAÇÃO: Grupo Kabana
PATROCÍNIO: Circuito Cultural Belgo Bekaert
APOIO – Fundação Arcelor Mittal e Belgo Bekaert Arames
PRODUÇÃO LOCAL: Cia Cuca de Teatro - Informações e reservas: (75) 3491-8992 / 9933- 5786 / 9933-6433 - e–mail:ciacucadeteatro@gmail.com (Elizete ou Camila)

22/06/2012

Fórmula Indy: Marco Andretti lidera treino livre em Iowa

 O americano Marco Andretti foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP de Iowa. Na pista mais curta da temporada, o piloto da Andretti fez 17s4126 em sua melhor volta e foi 0s0332 melhor do que Josef Newgarden, segundo colocado. Alex Tagliani, Ryan Briscoe e Scott Dixon completaram o Top 5.

Os pilotos brasileiros tiveram desempenho discreto. Quinto no campeonato, Helio Castroneves ficou com a oitava colocação, uma à frente do companheiro de equipe e líder da tabela Will Power. Já Tony Kanaan completou a prática em 11º e Rubens Barrichello, que nunca havia andado na pista de Iowa, foi o 24º e penúltimo colocado.

Ainda nesta sexta-feira serão disputados mais um treino livre e a classificação. A corrida está marcada para as 23h (de Brasília) deste sábado.

Fideuá

Ingredientes

½ xícara (chá) de azeite de oliva
4 camarões grandes
43 lagostins cortados ao meio no sentido do comprimento
200g de macarrão tipo espagueti quebrado
200g de peixe branco (cambucu, badejo) cortado em cubos
1 colher (sopa) de páprika doce
1 tomate grande batido com casca e sementes
½ litro de caldo de camarão
Colorante para paella
sal

Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma panela, doure os camarões já temperados com sal e reserve. Coloque os cubos de peixe em uma metade da panela, na outra metade coloque o macarrão e refogue por 3min, acrescente o alho e a páprika e mexa rapidamente. Acrescente o tomate, o caldo e tempere com sal e colorante de paella. Deixe cozinhar até que o macarrão esteja no ponto e se necessário acrescente mais caldo. Ao final do cozimento ponha sobre o prato os lagostins e os camarões.

Popó aceita novo desafio de Michael Oliveira: "vou bater pela grana"

O baiano Acelino "Popó" Freitas, 36 anos, vai voltar aos ringues por dinheiro. O pugilista, que havia se despedido do boxe com vitória sobre o Michael Oliveira, 22, confirmou que lutará novamente contra o paulista. Derrotado por Popó no Uruguai, Michael teve o pedido de revanche aceito por conta do valor que vai embolsar. Especula-se que será de cerca de R$ 1 milhão, o dobro da bolsa da luta do início deste mês.

"Conversei com a família, ouvi a opinião da minha mãe e acabei aceitando. Vou ser super sincero. Da outra vez aceitei pela falta de respeito dele, mas hoje vou bater pela grana. Não que eu esteja precisando, mas o cara (Carlos, pai e empresário de Michael) dobrou o valor da outra luta para que quebrasse o filho dele de novo. Ele é tão louco que quer lutar de novo, logo agora que peguei o ritmo da porrada. Até o terceiro round eu acabo com ele. Se tiver que morder orelha, vou fazer igual ao Mike Tyson", brincou Popó, em entrevista ao SporTV.com.

Pituaçu - Com o pedido de revanche aceito, o impasse agora é onde a luta será realizada. Michael Oliveira quer enfrentar o ex-campeão mundial no Ibirapuera, em São Paulo, mas Popó deseja lutar em Salvador e pensa até no estádio de Pituaçu como palco do confronto.

14/06/2012

Corinthians chega a 562 minutos sem tomar gol


No primeiro duelo entre o melhor ataque da Libertadores (22 gols marcados) contra a melhor defesa (apenas dois sofridos), deu Corinthians: 1 a 0, na Vila Belmiro. Invicto no torneio, o Timão mostrou a compactação e eficiência de sempre na marcação. Com doação e vontade, os jogadores chegaram ao sexto jogo seguido sem ser vazado: 562 minutos.

O último gol sofrido no torneio foi na vitória por 3 a 1 contra o Nacional, em Ciudad del Este, no Paraguai. De lá para cá, passou ileso contra o Táchira (VEN), nos dois jogos contra Emelec (ECU) e Vasco e no desta quarta-feira.

“Valeu a luta e o trabalho de todos, foi importante. Mas sabemos da qualidade do Santos e do Neymar. Temos de conseguir um resultado positivo em casa também. Lutamos até o final, ainda mais depois que o Emerson foi expulso. Acertamos a marcação e não tomamos o gol”, destacou o goleiro Cássio, que teve grande atuação no clássico.

O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, desta vez no Pacaembu.

Renato Gaúcho não quer sua filha, Carol Portaluppi, na Playboy

Renato Gaúcho carrega a fama de mulherengo por onde passa. No entanto, o feitiço virou contra o feiticeiro. Carol Portaluppi, de 18 anos, a filha do ex-jogador e agora treinador anda chamando a atenção por onde passa. E o craque está disposto a pagar o valor que for para 'esconder' a herdeira.

Em entrevista ao jornal carioca Extra, Renato contou seu plano para evitar a filha na capa da Playboy: "Deus me livre [se deixaria a filha posar nua]! Quanto a Playboy daria a ela? Pode acreditar que darei o mesmo valor para ela ficar em casa quieta. Minha filha, não! Até o jornaleiro da rua já perguntou a ela quando vai sair na Playboy. Não dá, né?".

Na mesma reportagem, o matador mostrou seu lado protetor e ciumento: "É minha única filha, é mulher… Conheço todas as mutretas em relação a mulher. Ela tem que saber se defender. Lógico que tenho ciúmes. Uma menina de 18 anos, inocente… Dou as dicas para ela ficar esperta".

11/06/2012

Pedro Tavares aposta no sucesso do cacau no Rio +20

O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) acredita que o cacau “cabruca”, como é chamada a técnica de lavoura sustentável que preserva a Mata Atlântica praticada no Sul da Bahia, seja um dos grandes destaques da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. “Quando a vassoura de bruxa atingiu a região cacaueira nas a 20 anos atrás, a produção despencou, os produtores ficaram endividados e com os nomes negativados ficaram impossibilitados de investir em suas fazendas. Agora, com o método de conservação produtiva que permite um desenvolvimento integrado e sustentável surge uma nova esperança para a região produtora de cacau na Bahia", disse o parlamentar. Com informações de Odília Martins.

Blog do Lúcio é lançado com foco na interatividade

Adepto das redes sociais, o deputado federal e presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, ingressa na blogosfera a partir desta segunda-feira (11). Com o lançamento do Blog do Lúcio (www.blogdolucio.com.br), o deputado visa promover interatividade com o cidadão e aprimorar o mandato, refletindo, na sua atuação, os anseios do povo baiano.

“Sempre me preocupei em ouvir as pessoas e, desde que assumi o mandato como deputado federal, implemento todas as formas de aproximação com a sociedade para que minha atuação na Câmara dos Deputados reflita sempre os desejos do povo – não só daqueles que me honraram com sua confiança e voto, mas dos 14 milhões de baianos”, explicou.

De acordo com o parlamentar, o Blog do Lúcio complementa o 'gabinete virtual', consistindo em um espaço democrático e que visa aproximar do cidadão as ações parlamentares e sua atuação como presidente do PMDB da Bahia. Na página, o internauta encontrará os projetos de lei do deputado, notícias atualizadas da Bahia e do Brasil, bem como suas opiniões acerca dos temas mais importantes do cenário político nacional.

O internautas também poderão participar sugerindo, criticando, interagindo, fazendo denúncias e comentários. “Hoje um parlamentar não pode se furtar de ocupar outros espaços de discussão e valorização do trato democrático”, concluiu, certo da relevância da participação popular. Com informações da
Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia.

Colbert e Ronaldo juntos

Candidato a vice-prefeito de José Ronaldo (DEM) será Luciano Ribeiro (PMDB), a indicação de Colbert Martins ratificou a aliança entre os partidos para a próxima eleição.

08/06/2012

Firefox recebe nova atualização

O novo Mozilla Firefox 13 Em português Ouro No ranking semanal acaba de ser atualizado e, com isso, traz mudanças significativas para seus usuários. Além de trazer novos recursos e melhorias, o navegador que é considerado um dos mais utilizados na atualidade teve toda a sua interface reformulada.

Diferente das últimas atualizações - que pouco mudaram o browser -, desta vez o Firefox conta com novidades interessantes como a utilização do protocolo SPDY, que garante uma velocidade bem maior no carregamento das páginas e ícones que dão acesso facilitado a funções como download, histórico, configurações e extensões.

Sua opção de restaurar abas também foi otimizada e poderá ser conseguida por um botão apresentado no canto direito de sua interface. Com isso, o Firefox 13 garante mais segurança ao usuário na restauração de sessões, evitando que seu trabalho seja perdido por algum motivo.

Uma curiosidade interessante é que sua página de novas abas ficou bastante similar às apresentadas pelos seus concorrentes Google Chrome 19 Em português Ouro No ranking semanal e Opera Em português Ouro, com miniaturas dos endereços mais populares para cada internauta. Por meio da opção "Tabs on demand", é possível ainda carregar as abas da sessão anterior com apenas um clique, diminuindo o tempo de inicialização.

Você já pode baixar o Firefox 13 para Windows, Linux e Mac.

O Auto da Compadecida no Centro de Cultura Maestro Miro

O Auto da Compadecida escrita por Ariano Suassuna em 1955, é o resultado da Oficina de Teatro Adolescente 2012.1 do Programa Arte de Viver do Centro de Cultura Maestro Miro, sob direção de Luciano Freire.

A escolha do texto se deu pelo fato de resgatar e valorizar a nossa cultura popular nordestina e pela beleza e encanto poético e do texto; Clássico do Teatro Brasileiro. A peça aborda a avareza humana e as suas amargas consequências, em meio a personagens populares Ariano Suassuna, nesta obra prepara o espectador pra um desfecho moralizante conforme os preceitos do cristianismo.

Relata as aventuras de um sertanejo, João Grilo, que faz uso da mentira para beneficiar suas investidas.
Na Hora do Juízo final todos se julgam bons, mas apenas um torna-se merecedor da segunda chance! E você se acha bom o suficiente para ir ao Céu? Venham se divertir com as peripécias de Chicó e João Grilo.

Dia, hora e preços

16,17/06 (sáb e dom) às 19:30hrs
Ingressos: 1 quilo de alimento não perecível, que vai se revertido em prol da AAPC (Assossiação de Apoio aos Portadores de Câncer)

Onde

Centro de Cultura Maestro Miro
Rua Dr. Macário Cerqueira, S/N - Muchila