29/03/2011

Conhecendo a Bahia: Santa Cruz Cabrália

Santa Cruz Cabrália, município do nordeste brasileiro, localizado no extremo sul do estado da Bahia, na Costa do Descobrimento, cidade-berço da Civilização Brasileira.

Sua baía, por séculos chamada de Terra de Vera Cruz e atualmente de "Cabrália", é o local de chegada das caravelas dos portugueses por ocasião do descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, detentora do marco da 1ª Missa Celebrada em terras brasieiras "Coroa Vermelha".

Abrangendo os municípios de Belmonte, Porto Seguro e Eunápolis, a Costa do Descobrimento possui uma extensão litorânea de 165 km. 35% da população nasceu nesta região; 30% é oriunda de outros municípios do sul da Bahia e os 35% restantes é formado por pessoas que vieram de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países, como Portugal, Itália, França, Alemanha, Espanha, Argentina e Estados Unidos.

Santa Cruz Cabrália é uma das cidades históricas do estado da Bahia, por nela terem sido realizadas a 1ª (Domingo de Páscoa) e a 2ª (de Posse) Missas no Brasil, ambas celebradas por Frei Henrique de Coimbra, capelão da armada de Pedro Álvares Cabral, em 26 de abril e 1 de maio de 1500, respectivamente, a primeira delas na extremidade sul da Baía Cabrália, mais precisamente no Ilhéu da Coroa Vermelha, e a segunda na foz do Rio Mutary.

Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em 2 planos, seguindo a tradição portuguesa, tendo sido criada na margem norte da foz do 'Rio Mutary pelo navegador português Gonçalo Coelho, comandante da 2ª Expedição ao Brasil, que aportou na Baía Cabrália em 1503 para ali deixar os primeiros missionários, aventureiros e degredados, deixados ao lado da Santa Cruz de Posse, e que trouxe consigo, como Observador, o navegador Américo Vespúcio. Neste ano de 1503 o Brasil mudou seu nome de Terras de Vera Cruz para Terras de Santa Cruz.

Oito décadas depois a Vila de Santa Cruz foi transferida para um platô na foz do rio João de Tiba, o atual Centro Histórico, como forma de proporcionar à população melhores condições de defesa para os freqüentes ataques indígenas.

Além de belas paisagens, esta histórica cidade, berço da Civilização Brasileira, é um bonito porto de pesca.



Na parte alta da cidade, encontram se a Igreja de N. Sra. da Conceição, construída no século XVII, a Casa de Câmara e Cadeia, que abrigou a 1ª Intendência do Brasil, prédio do século XVIII, e ainda as ruínas de um Colégio Jesuíta do século XVI. A 400 m fica o Morro do Mirante de Coroa Vermelha, que proporciona uma maravilhosa e inesquecível vista panorâmica de toda a bonita, larga e histórica Baía Cabrália. Logo a 500m, ficam os bairros "Campinho" e Vila Beata.

Praias

Pela BR-367, que liga os municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis; o visitante vindo de Eunápolis, chegará ao trevo da entrada de Porto Seguro. Seguindo à esquerda para a orla norte, pela Rodovia do Descobrimento, o visitante passará por 22 km de belas praias, até chegar em Santa Cruz Cabrália, na foz do Rio João de Tiba.

                                         
Aproximadamente 16 km depois do trevo de Porto Seguro, o visitante chegará em Coroa Vermelha, um dos diversos distritos de Santa Cruz Cabrália, e local da celebração da 1ª Missa no Brasil, e onde se encontram fixadas diversas famílias de índiosPataxó que ali residem, e que vivem do comércio de artesanato indígena. Neste local vale conhecer tanto o Memorial da 1ª Missa quanto a réplica da Cruz feita para esta 1ª Missa, monumentos que servem para recordar os primeiros momentos do nosso país.

Andando mais 6 km o visitante chegará no centro comercial da sede deste município, privilegiado por nele se encontrarem as melhores praias da região para a prática de esportes - como o surf. Santa Cruz Cabrália possui um belo Mirante para se observar tanto o nascer do sol como o da lua cheia: o Mirante da Coroa Vermelha. No morro ao lado fica o Centro Histórico com destaque para a Igreja de N. Sra. da Conceição, para a antiga Casa de Câmara e Cadeia e para o Mirante do Rio João de Tiba.


Em um passeio de balsa à outra margem do Rio João de Tiba, podem-se conhecer os distritos de Santo André, hoje parte de uma APA - Área de Proteção Ambiental, de Santo Antônio e do Guaiú. Situada no distrito com o mesmo nome, a praia de Santo Antônio não possui construções na orla, sendo ainda bastante primitiva, com águas tranqüilas e extensas áreas de coqueirais; sendo uma excelente opção para surfistas e muchileiros (existem moradores que alugam suites simples a preços convidativos). Aqui foi erguido, no monte mais elevado do Parque Ecológico da Fazenda Santuário, a maior (16,5 m) estátua do mundo erguida a Santo Antônio. O distrito do Guaiú, local também ainda bastante primitivo, é muito procurado por naturistas. Com a estrada pavimentada até Belmonte, na divisa com a Costa do Cacau, ficou fácil o acesso a todas estas praias. De Santa Cruz Cabrália a Belmonte são apenas 50 km, sendo que o Rio João de Tiba é cruzado por balsas que garantem o transportam de pessoas e veículos, um serviço regular 24 h por dia, com saídas diurnas a cada 30 minutos, nos dois sentidos. A travessia, calma por ser água de rio, é feita em 10 minutos.

Nenhum comentário: