13/03/2011

Conhecendo a Bahia: Jacobina

                                                                 Características


Rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras, Jacobina se apresenta como um excelente destino para os apreciadores do turismo ecológico. Situada na região noroeste da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina, Jacobina fica a 330 quilómetros de Salvador e é também conhecida como Cidade do Ouro, uma herança das minas de ouro que atraíram os bandeirantes paulistas no início do século XVII.
Além das belezas naturais e das minas, Jacobina possui um rico patrimônio histórico-cultural. Bem servida de meios de hospedagem, Jacobina hoje conta com 530 leitos, distribuídos em 241 apartamentos de 13 hotéis e pousadas. O turista pode contar com bons apartamentos, bons serviços, deliciosos cafés-da-manhã e guias para percorrer a região.

Pontos Turísticos 


Cachoeira dos Amores - Pequena e rodeada de romantismo, a cachoeira dos Amores encanta pela beleza. Conta a lenda que foi aí que os índios Payayás, Jacob e Bina (nomes que originaram o de Jacobina) fizeram amor pela primeira vez. Imperdível para aqueles que acreditam nas grandes histórias de amor.
Localiza-se na Estância Bandeirantes.

Cachoeira Véu de Noiva - No Distrito de Itaitú, a aproximadamente 15 km da sede, está a mais alta queda d'água, a cachoeira Véu de Noiva; com 60 m de pura adrenalina, que desembocam em um poço ótimo para mergulhos.

Cachoeira do Paulista - Próximas à cidade de Saúde, a 45 quilômetros de Jacobina. São formadas pelo rio do Paulista, que faz a divisória entre as cidades de Caém e Saúde


Cachoeira do Aníbal - Formada pelo rio Aníbal, tem 50 m de altura e três quedas.


Gruta dos Ossos - Localizada a 75 km da sede de Jacobina, a gruta dos Ossos tem cerca de 10 metros de altura, 8 metros de largura e 100 metros de comprimento.
Trata-se de um verdadeiro sítio arqueológico com pinturas rupestres e onde ainda são encontrados restos de animais pré-históricos. Nela foi recuperado o esqueleto de um megatério - ancestral pré-histórico do bicho-preguiça - de 2 metros de altura. O exemplar está exposto no Museu Nacional de Rio de Janeiro.



Rio Itapicuru - Mirim - Na Estação Ecológica Bandeirantes, reduto de mata ciliar, serras, canyons com vegetação de bromélias e orquídeas, 30 nascentes formam os rios do Ouro e da Gata, afluentes do Itapicuru – Mirim. Propício para a pesca de piau, camarão e traíra, o Itapicuru nasce na Serra do Tombador e, após cortar a maior parte da cidade, conflui com o histórico e legendário Rio de Ouro, formando com este um grande “L”. No seu curso, cachoeiras e poços ideais para banhos.


Lagoa Antônio Sobrinho - A maior lagoa de toda a região está escondida entre as motanhas e tem um cenário perfeito para dias de sol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só lugares de primeira,lindões.
Helena